COMPOSIÇÕES COM TIJOLOS APARENTES

wpe16.jpg (4740 bytes)

 

wpeA.jpg (9099 bytes)

     Fachada revestida com tijolos inteiros formando a junta amarração simples. Nas arestas, surge o detalhe formado pelo cruzamento das peças.

wpeB.jpg (8777 bytes)

Parede estrutural feita com tijolos de demolição formando a junta amarração simples e ainda desenham arcos sobrepostos, formados pelas cabeças das peças.
wpeC.jpg (7621 bytes) Parede não estrutural, com meio tijolo, na medida de 20x5x5cm.

wpeD.jpg (8264 bytes)

Parede estrutural com junta amarração francesa com 22cm de espessura. No arco e na pingadeira, as cabeças ficam na vertical, que se projetam 5cm a partir da superfície.

wpeE.jpg (10851 bytes)

Parede feita com meio tijolo requeimado, formando a junta amarração francesa.

wpeF.jpg (5318 bytes)

Parede divisória com alvenaria de tijolos aparentes vermelhos. Nas colunas, a junta amarração simples com tijolos inteiros. No rodapé e na moldura superior, a junta a prumo na vertical. E, no centro, espaços vazados obtidos com a junta amarração simples.

wpe11.jpg (7690 bytes)

No muro, as plaquetas de revestimento de 22,5x10,5x3,5cm formam a junta espinha de peixe. Já nas pingadeiras e nas coluninhas, utilizou-se a cabeça do tijolo na vertical.

wpe10.jpg (8191 bytes)

A mistura das juntas a prumo vertical e horizontal, junto com os sulcos e recortes em ângulo, dão movimento ao muro, revestido com tijolo na cor palha.

 

Fonte: Revista Arquitetura & Construção - ago/95.

Nova Busca - Dicas
Palavra Chave